MacVip

MacVip

Segurança

Curso de segurança da informação em Mac
Soluções de alta segurança para personalidades e profissionais que precisam de uma confiabilidade acima do padrão para manter importantes dados seguros. Criamos soluções personalizadas para cada cliente e implantamos metodologias de trabalho seguras em seu MacBook ou equipamento de mesa.

Recursos criptografados de trabalho e armazenamento com códigos de 254 bits. Remoção de dados segura, tanto de HD como pendrives, garantindo que não serão mais recuperáveis por nenhuma metodologia atual.

Confidencialidade e confiança absoluta para você.

 Dicas de segurança no Mac para iniciantes

Grande parte dos problemas de segurança dos computadores Mac se originam dos próprios erros do usuário. Conheça alguns conselhos que podem ser adotados por usuários inexperientes para tornar o computador mais seguro.

Caso tenha dificuldades para memorizar, o usuário pode utilizar uma ferramenta de gerenciamento de suas senhas. Esse tipo de programa criptografa e armazena todas as senhas, além de gerar códigos secretos aleatórios e extremamente difíceis de serem descobertos. De imediato, a maneira mais rápida para se proteger é desativando todos os serviços de rede. No painel de preferências de Segurança, selecione a guia Firewall e, em seguida, clique em Avançado e selecione Bloquear todas as conexões de entrada. Se você habilitar algum serviço no painel de preferências de Compartilhamento, no iTunes ou em outro programa, o firewall também irá bloquear o acesso de entrada.

Dependendo das informações que você deseja proteger, existem duas ferramentas úteis desenvolvidas para o Mac OS X. Para armazenar poucos bits, como números de segurança pessoal, o Acesso às Chaves (em Aplicativos -> Utilitários) talvez seja a melhor opção. Você verá a categoria Notas de Segurança na lateral esquerda do programa. É um bom local para guardar códigos importantes.

Para proteger arquivos inteiros, use o Utilitário de Disco, para criar uma imagem de disco criptografada. Qualquer arquivo pode ser transferido para essa nova pasta e ser protegido com uma senha. No Utilitário de Disco (em Aplicativos -> Utilitários), clique em Nova Imagem, especifique sua localização e tamanho. Dê um nome e escolha sua criptografia (128 ou 256 bits, ambos muito seguros).

Essa nova pasta criada irá funcionar como um disco rígido removível. Dê um duplo clique, digite a senha e a imagem será montada com os arquivos protegidos. Se você usa algum software de gerenciamento financeiro ou possui documentos confidenciais de sua família, a pasta criptografada será um bom lugar para armazená-los.

O recomendado é fazer backups online e offline. A Apple oferece o recurso de restauração de arquivos Time Machine. Há também o programa CrashPlan para arquivos importantes como, por exemplo, a biblioteca do iPhoto ou a pasta Meus Documentos. Contas IMAP (online) são ótimas para armazenar cópias de e-mails.

Não procure por cópias gratuitas de programas comerciais. Não baixe plugins aleatórios para o QuickTime ou outros reprodutores de vídeo – a menos que você tenha absoluta certeza de estar baixando um conteúdo seguro. Ao baixar um software, evite acessar fóruns ou fontes não oficiais da empresa. Se houver dúvida em relação ao programa a ser baixado, faça uma rápida busca na internet para encontrar possíveis referências e comentários de outros usuários.

O Snow Leopard também inclui um banco de dados com malwares cadastrados para colocar arquivos suspeitos em quarentena. Assim, você vai trabalhar com muita tranquilidade, porque o Mac OS X não tem vírus nem pragas. É realmente muito difícil ser afetado por qualquer malware e geralmente ele não pode fazer nada se você não o autorizar com a sua senha.

Instalar widgets e aplicativos de um site social, que usam informações dentro do seu navegador, também é um risco. Tente não fazer isso.

Ao publicar informações em uma rede social, não forneça dados confidenciais. Avalie cuidadosamente as aplicações a serem instaladas.

Se você utiliza serviços P2P, use programas populares e certifique de configurá-los corretamente para compartilhar as pastas corretas. É recomendável que seja criada uma pasta própria para uso exclusivo do P2P e, ocasionalmente, verificar as preferências do aplicativo.